As impressoras 3D são dispositivos permitem a impressão ou criação de qualquer objeto os quais são construídos camada por camada, para isso utiliza-se, principalmente, a resina plástica modelada à laser e estruturas de metal.
Para a impressão 3D há necessidade da utilização dos chamados modelos 3D, que são desenvolvidos em softwares de modelagem, como o CAD, Google SketchUp, e Autodesk 123D. De modo geral, toda impressora tem o funcionamento básico de impressão camada à camada do modelo 3D fornecido pelo software que controla a impressão.
O equipamento que já era utilizado por grandes empresas, chegou no mercado com custo elevado, mas vem diminuindo seu valor gradativamente e, atualmente, já existem modelos bem acessíveis no mercado. Há pouco mais de dez anos, quando foi criada, a tecnologia chegava a custar cerca de 30 mil dólares, com a popularização de seu uso hoje é possível adquirir um modelo simples por menos de R$700,00.
Agora que já sabemos o que é a impressora 3D e como ela funciona, como podemos utilizá-las nos negócios?
Se antes era necessário desenhar um produto, projetá-lo e produzir um protótipo com custos geralmente elevados, as impressoras 3D facilitam o processo de prototipação e produção onde com apenas alguns cliques no computador para acionar o software de desenvolvimento de modelagem 3D, o protótipo ou produto é gerado com um custo reduzido para a organização.
Vejamos agora 5 negócios capazes de gerar mais renda utilizando a impressão 3D:
Confeitaria
Você pode personalizar bolos, biscoitos e doces de acordo com que o cliente deseja, utilizando moldes impressos em 3D, o que torna seu produto único no mercado, ou até mesmo utilizar impressoras especificas para alimentos e criar designs diferenciados para os doces.
Fábricas de Móveis sob medida
Anteriormente às impressoras 3D, a estrutura e design do produto era apresentada somente no papel. Agora você pode demonstrar o projeto ao cliente com uso de miniaturas dos produtos, para garantir sua aprovação antes da execução final. Assim, sua empresa demonstra profissionalismo e comprometimento, além de economizar caso o cliente solicite alterações, pois permite correções antes dos móveis serem finalizados.
Gráficas Para se manter relevantes no mercado, as gráficas devem manter o seu leque de serviços sempre atualizado. Além das tradicionais impressões no papel você pode investir em produtos impressos em 3D, os quais são cada vez mais solicitados por pessoas que desejam esses produtos, mas não querem investir em uma impressora. Estes produtos podem variar de brindes até peças de decoração e industriais.
Brindes personalizados
Com a impressora 3D você terá variadas opções que vão muito além dos modelos tradicionais de canetas, chaveiros, copos etc., deixando seu estoque maior e mais variado.
Empresas de Games
Além de oferecer jogos para seus usuários, as empresas de games podem comercializar os personagens dos jogos impressos em 3D de modo a criar um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Estas são apenas algumas opções de uso da impressora 3D em negócios, você pode usar a sua criatividade e adaptá-la para inúmeras finalidades no empreendimento, trazendo mais tecnologia e inovação para que sua organização saia à frente dos concorrentes e adquira destaque no mercado em que atua.
Comentarios