Para se destacar perante a concorrência as organizações precisam encontrar formas de entender os padrões de comportamento dos clientes e do mercado, sendo assim, a análise de dados faz parte da rotina das empresas com o objetivo de otimizar processos e tornar seus produtos e serviços mais lucrativos.
No entanto, o número de informações é cada vez maior e tem tornado inviável a aplicação da análise de dados de forma manual, justamente neste ponto entra a tecnologia do Big Data. Exemplificando:
Supondo que você tem uma caixa de bolas e precisa separá-las por cores, inicialmente você tem certa facilidade, pois a quantidade é pequena. No entanto, o número de bolas começa aumentar cada vez mais, assim como a quantidade de cores e quesitos para a separação, como tamanho e textura. Assim, chega um momento que torna-se impossível separar as bolas manualmente e é aí que você percebe que precisa de ajuda. É a partir daí que o Big Data entra em ação e faz esse trabalhinho “sujo” para você.
Mas afinal, o que é essa ferramenta e como ela atua?
O Big Data é uma tecnologia que permite o processamento de informações com alto desempenho. Ele é formado por ferramentas digitais que tornam a coleta, processamento e a visualização dos dados de uma maneira mais simples, padronizada e eficaz.
É justamente neste ponto que o Big Data auxilia as organizações, pois permite que os gestores compreendam certas tendências e padrões de modo a incorporá-las nos negócios e suas estratégias.
A importância do vai além do arquivamento de uma grande quantia de dados, mas do que você faz com eles.Big Data permite: 1) reduzir custos; 2) economizar tempo; 3) desenvolver novos produtos e otimizar ofertas; 4) tomar decisões mais inteligentes.
Comments